terça-feira, 10 de outubro de 2017

JANDUÍS - Iniciativa da dentista Ákila Gurgel atrai crianças ao consultório e recebe elogios

Alguns alunos/pacientes campeões que receberam medalha 

Muitas crianças choram para não ir ao dentista, tantos instrumentos no consultório e a grande imaginação assustam os pequenos. Se as primeiras experiências no dentista forem negativas, provavelmente a criança levará esse medo para a vida adulta.

Para mudar essa realidade a dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Onezimo Maia, Dra Ákila Gurgel, inovou desde que começou a trabalhar na UBS, em Janduís, ornamentando o consultório com bolas, desenhos infantis e a distribuição de bombons entre outros.  Nesta terça, a dentista inovou mais uma vez no atendimento aos pacientes infantis, premiando com medalhas (simbólicas) de ouro e prata, aquelas que se comportam e finalizam o tratamento dentário sem faltar a nenhuma consulta.
Outros flashs da tarde desta terça 

A iniciativa
"Eu já fazia esse tipo de interação com os pacientes Infantis. Sempre em épocas festivas, no mês junho entre outras datas. Mas a idéia de premiar com medalhas é novidade, sendo um reconhecimento e incentivo para as crianças perderem esse medo da dentista", confidenciou a odontóloga.

Três vezes por semana, 15 alunos (cinco de cada escola) da rede pública municipal são selecionados pelos professores, baseados na maior necessidade no tratamento dentário. Na terça,  pela tarde, ficou destinado para os alunos da Escola Vicente Gurgel, na quarta é a vez das crianças da creche Tia Alice e na quinta é a vez dos alunos do Leonel Cícero. Além dos alunos da rede pública, ainda são atendidos pacientes da demanda da unidade.
Auxiliar "Giza", com o vereador Jozenildo Morais, a dentista Ákila Gurgel  e a auxiliar Jaqueline Almeida 

Na primeira consulta, Dra Ákila Gurgel mostra todos os instrumentos de forma que a criança possa perder o medo e já no segundo atendimento a criança já está familiarizada.
O filho do servidor público Jozenildo Morais, Jozenildo Filho foi o primeiro a ser atendido. De acordo com o professor que também é vereador em Janduís, a iniciativa da dentista é louvável, devido a metodologia implantada com o objetivo de fazer a criança perder o medo. "A dentista e sua equipe está de parabéns pela inovação no cuidado, interação e de uma forma lúdica consegue fazer as crianças sentirem o desejo de voltar ao consultório", comentou Jozenildo Morais.
Antes de começar os atendimentos 

Jaqueline Almeida,  uma das auxiliares do consultório  reconhece na iniciativa da dentista Ákila Gurgel, uma forma de atrair as crianças para a prevenção do tratamento dentário e elogia o empenho da profissional na decoração do ambiente "além da dentista ela (Dra Ákila Gurgel) é artista, pois ela faz todos os desenhos que estão na paredes, as bolas, os chocolates e agora, com a premiação das medalhas, além de pagar por conta própria todos esses mimos aos pequenos. As crianças só querem ser atendidas por Dra Ákila", disse Jaqueline Almeida, auxiliar de dentista.

O atendimento odontológico aos alunos da rede pública faz parte do Programa Saúde na Escola, mas ornamentar o ambiente, presentea-los e premiar as crianças  é um mérito da Dra Ákila Gurgel.

Confira os flashs
Ambiente decorado à espera dos pacientes

Alguns dos alunos da Escola Vicente Gurgel com a dentista 

Pela primeira vez no consultório, o pequeno Carlos Eduardo coma mãe Clezia, parabenizaram a iniciativa da dentista Dra Ákila Gurgel 

Depois do atendimento, criança ganha bombom pelo bom comportamento 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Tony Leandro

Hoje queremos parabenizar o nosso amigo Tony Leandro, que completa mais um ano de vida. Desejamos a este grande ser humano, muit...